terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Azul Russo - Um Czar russo

História
O Azul Russo desenvolveu-se no Norte da Rússia em regiões de temperaturas negativas. Pensa-se que chegou à Europa através do comércio realizado a partir do porto de Arcangel, a maior cidade do norte da Rússia, em meados do século XIX. O primeiro registo escrito da raça data de 1875, numa exposição no Crystal Palace, em Inglaterra, onde é apelidado de Gato Arcangel em Inglaterra. Nesta altura , o Azul Russo apresentava olhos laranja, ao contrário do tipo moderno.
Com a revolução comunista na Rússia, em 1917, o Azul Russo passou a ser conhecido como Foreign Blue, ou seja Azul Estrangeiro. A designação manteve-se até meados do século XX. Nesta altura, o Azul Russo encontrava-se perto da extinção e um programa de revitalização da raça foi posto em marcha na Inglaterra, utilizando gatos Siameses (Blue Pointed). A raça foi recuperada, mas o programa fez com que alguns Azuis Russos nascessem com o padrão Siamês. Hoje em dia, qualquer característica do Siamês é considerada inaceitável. Nas décadas seguintes vários exemplares foram importados da Escandinávia e muitos criadores Russos emigraram para os EUA. A raça tornou-se bastante popular, tanto como gato de estimação, como gato de exposição.

Aparência geral

O Azul Russo é um gato elegante de médio porte. As orelhas são grandes e algo pontiagudas. Os olhos são grandes, verdes esmeralda e da forma amendoada. O nariz é azul acinzentado e as almofadas são de uma lavanda escuro. O corpo é longo com um porte digno e gracioso. A cauda é longa, afunilando na ponta.
De ar nobre e harmonioso, o Azul Russo deve o seu nome ao manto azul que lhe cobre o corpo.

Temperamento

O Azul Russo é procurado como gato de companhia pelo seu temperamento tranquilo, tímido e discreto. São brincalhões mas reservados com estranhos. São boas companhias para crianças e adaptam-se ao convívio com cães.
São uma boa escolha para donos ocupados, pois são capazes de se entreterem sozinhos, com os seus brinquedos.

Tipo de pêlo

O pêlo do Azul Russo é curto, denso e muito fino. Tem uma dupla-pelagem que o protege das temperaturas negativas que se fazem sentir na sua terra natal.
A cor aceite é um azul acinzentado ou azul de tonalidade média com um brilho prateado.

Higiene

A escovagem do pêlo não deve ser abrasiva, para que o pêlo não se estrague. Gentilmente, deve passar a escova sobre o pêlo curto para remover os pêlos e pele morta. Faça isto regularmente.


Fonte: Arca de Noé

1 comentário: