quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Turkish Van - O amante de água

História

Na sua Terra natal é conhecido como gato-nadador. O Turkish Van desenvolveu-se naturalmente na Turquia, mas da sua exportação para Ocidente, iniciou-se um programa de criação. Actualmente, a raça é muito rara neste país.

Descrição

Um pouco semelhante ao Angorá Turco, o Van tem um manto mais pesado e as patas maiores. A cor mais apreciada é o branco, com marcas coloridas na cara e cauda colorida, e olhos cor de âmbar ou azuis - na Turquia considera-se que um verdadeiro Van é todo branco e com olhos de cores desiguais.
Gato grande e corpulento, com uma cabeça curta e cuneiforme, olhos ovais, orelhas grandes e implantadas bem juntas na parte superior da cabeça, o Turkish Van tem pernas de comprimento médio e cauda emplumada. O pêlo é comprido, espesso e sedoso.

Temperamento

O Turkish Van é famoso por adorar água, o que é invulgar num gato, não só nada, como se deixa ficar na água. O Van é um gato inteligente, enérgico, meigo, independente e bastante contido, e portanto não exige uma atenção constante. Não é adequado para crianças.


Fonte: Arca de Noé

Sem comentários:

Enviar um comentário