terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Inglês - Majestoso pêlo cinzento e olhos laranja

História

O Inglês de Pêlo Curto é uma das raças de gatos mais antigas. Julga-se que os primeiros exemplares tenham desembarcado em solo Britânico há mais de 2 mil anos, "transportados" pelas tropas do exército Romano.
Até ao século XVIII, desenvolveu-se naturalmente no Reino Unido, junto de quintas e nas ruas das cidades. Foi contudo uma das primeiras raças a ser reconhecida, mas na viragem do século XX começou a entrar em declínio e em 1950s estava quase extinta. Foi graças aos esforços reunidos de alguns criadores inglesas que a raça sobreviveu para se tornar uma das mais populares internacionalmente.
A raça foi originalmente reconhecida como Inglês Azul, pois era nessa cor que eram encontrados, contudo hoje em dia é criada em todas as cores sólidas e em numerosos padrões.

Temperamento

Óptimo companheiro, carinhoso, o British Shorthair adapta-se facilmente a qualquer ambiente; independente, convive com os seus donos como se fossem um dos seus, afeiçoando-se a quem lhe dá afecto.
Não é contudo um gato de colo. Gostam de estar no chão e não toleram serem demasiadamente manuseados. Por isso, são bastante independentes e pouco exigentes em termos de atenção.
Gentis e companheiros, mantêm os instintos aguçados, sendo óptimos caçadores.

Descrição

O Inglês é um gato de porte médio a grande. Tendo-se desenvolvido nas ruas, e estando por isso fortemente pressionado pela selecção natural, é um animal com um corpo forte e musculoso. A cabeça é redonda e maciça com um nariz curto e orelhas pequenas e de pontas arredondadas. Os olhos grandes e arredondados são cor de laranja ou cobre, um azul e outro verde, verdes ou azuis esverdeados, sendo que o verde é preferível. A combinar com o corpo robusto, as pernas são curtas e fortes, com patas redondas e firmes. A cauda curta é grossa e arredondada na ponta.

Tipo de pêlo

A pelagem do British Shorthair é curta e densa. De textura fina, mantém-se contudo firme ao toque. O Inglês é encontrado em muitas cores e padrões. As cores devem ser uniformes até à raiz do pêlo, exceptuando nas variedades tabby e prateado.

Variantes

Cores Sólidas
- Azul – Esta é uma das pelagens mais antigas e mais populares do Inglês. Os olhos devem ser cor de cobre, dourados ou laranjas.

- Preto – Uma das mais antigas cores do Inglês e uma das primeiras a ser levada a exposição. Apresentou-se em 1871 em Crystal Palace, em Londres. Os olhos são cor de cobre.

- Branco – O Inglês de cor branca é bastante raro e por isso muito apreciado. Os gatos desta cor devem ter os olhos azuis, laranja ou cobre, ou um de cada cor. Os gatos com olhos verdes não são considerados puros.

- Creme – Os gatos de cor creme surgiram no fim do século XIX, mas a pelagem só foi reconhecida em 1920. Iam ser precisas mais duas décadas para que esta pelagem conseguisse ganhar admiradores com peso dentro da fenicultura. Os olhos devem ser de um dourado profundo ao laranja ou cobres.

- Chocolate – Para introduzir o gene chocolate no Inglês de Pêlo Curto, foi necessário cruzá-lo com outras raças de pêlo longo. Por esta razão, a pelagem chocolate ainda não é bem aceite fora do Reino Unido. Os olhos devem ser dourados, laranjas ou cobre.

- Lilás - Os olhos devem ser dourados, laranjas ou cobre.

Bicolores
Os gatos com este padrão podem ser vistos em qualquer um das cores sólidas combinado com branco. O exemplar perfeito deve ter a proporção de branco e outra cor sólida o mais equilibrado possível. Os olhos destes gatos são dourados, laranjas ou cor de cobre.

Tartaruga
Tartaruga ou tartaruga e branco é um padrão já comum no Inglês de pêlo curto. Os olhos podem ser laranjas ou cobre.

Tabby
O Inglês pode ser encontrado em três padrões principais com as marcas tabby: Clássico, Mackerel e Spotted. Os olhos podem ser dourados, laranjas ou cobre no Tabby Clássico. No Tabby Prateado devem ser verdes.

Colourpointed
O cruzamento do Inglês com Persas Colourpoint resultou na inclusão deste padrão da raça. Apesar de se tornarem mais semelhantes ao Siamês, estes possuem na mesma o porte grande e a fisionomia do Inglês.

Observações

O seu pêlo sumptuoso exige um tratamento muito cuidado para se manter saudável e bonito.


Fonte: Arca de Noé

Sem comentários:

Enviar um comentário