quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Manx - Um gato sem cauda

História

Muitas histórias tentam explicar a origem do Manx. Uma delas é a que este gato perdeu a cauda quando Noé fechou as portas da Arca às pressas. Outra versão mais credível diz que esta raça chegou à Ilha de Man, na Inglaterra, há 300 anos atrás, através de mercadores que vinham do Extremo Oriente, e que o isolamento da ilha permitiu que a ausência da cauda se mantivesse até os dias de hoje. Registos encontrados na ilha dizem que o Manx é uma mutação de gatos domésticos, outros dizem que pode ter origem no Inglês de Pelo Curto, mas não se sabe até que ponto os gatos locais ou os felinos oriundos dos navios podem estar na origem da raça, já que muitos navios aportavam naquela ilha.
Desde que o gene dominante da falta de cauda esteja presente, as crias portadoras do gene podem ter uma cauda completa (longies), uma cauda curta, residual (rumpy riser), ou não ter cauda (rumpies). Segundo especialistas, é possível que em uma única ninhada encontremos todos estes tipos de cauda. Para efeitos de competição, apenas os gatos rumpy riser ou os rumpies podem competir, sendo todos os outros tipos de cauda enquadrados nas outras categorias.
Apesar de ser um gato relativamente pequeno, convém que o animal não seja demasiado curto, já que a mutação genética causadora da ausência de cauda pode provocar também a má formação da coluna vertebral e com isso, o animal ficará desprovido de terminações nervosas adequadas para um bom desenvolvimento quando adulto. Os gatos com esse problema nascem sem firmeza nas pernas traseiras, podem não ter intestino ou descontrolo urinário. Mas exceptuando estes problemas, depois do período mais crítico (primeiras 6 semanas), ele tem uma longa vida e poucos sinais de envelhecimento.

Temperamento

O Manx é um gato amigável, muito ligado à família, e com uma energia indescritível. Podem saltar mais alto do que possamos imaginar, não sendo difícil, quando os deixamos sozinhos, encontrá-los num ponto elevado da casa sem sabermos como ele foi lá parar. Um dono de Manx disse certa vez que se fosse um carro, os gatos desta raça seriam um com uma boa aceleração e que teriam boa estabilidade nas curvas rápidas. Brincadeiras à parte, os Manx são muito parecidos com um cão em certas características, como por exemplo a tendência que têm para enterrar e ir buscar objectos e brinquedos. Por serem tão ligados à família, dificilmente acostumam-se a outros donos senão os seus, apesar de serem amigáveis com qualquer pessoa.

Descrição

Possui a cabeça redonda, com um focinho arredondado, queixo forte, a testa larga e o pescoço curto. O nariz é médio/longo, direito na Grã Bretanha e curvo nos Estados Unidos. A ponta do nariz deve condizer com a cor do manto. As orelhas são largas na base, médias em relação à cabeça, espaçadas entre si e apontadas para fora, com as pontas levemente arredondadas. Os olhos são redondos, grandes, sempre alertas e formam um pequeno ângulo com o nariz. Assim como o nariz, deve condizer com a cor da pelagem.
O corpo do Manx deve ser forte, atarracado, com uma boa estrutura óssea e ancas arredondadas, mais altas do que os ombros. As coxas musculosas, dão um porte atlético e distintivo à raça, de maneira que quando o pegamos ao colo, temos a impressão surpreendente que o Manx é mais pesado do que realmente é. As pernas dianteiras são curtas e afastadas, enquanto as traseiras são mais longas, podendo dar ao Manx um andar meio saltitante, semelhante a um coelho, característica que nos Estados Unidos é considerada um defeito. Os machos podem ser ligeiramente maiores do que as fêmeas.

Tipo de pêlo

Nos animais de pêlo curto, apresenta-se um manto duplo e muito espesso, que pode ser mais fino durante o verão. Quando tocamos um Manx, seu pêlo tem uma textura muito parecida com a do algodão. Seus pêlos protectores são um pouco mais compridos do que os outros. Nos gatos de pêlo longo, os animais também têm um manto duplo, de comprimento médio, denso, com comprimento variado dos ombros em direcção ao traseiro.
O pêlo do pescoço do abdómen e das pernas (apenas até o meio)pode ser mais longo do que o do resto do corpo. Geralmente apresentam tufos de pêlo nas orelhas e nos pés. Os Manx de pêlo longo também podem sofrer variações no manto de acordo com as estações do ano.

Variantes

Nos Manx, as variantes reconhecidas são as seguintes: Branco( olhos azuis, cor de cobre, e olhos de cores diferentes), Azul, Preto, Vermelho, Creme, Shaded Silver, Chinchila Silver, Fumado Preto, Fumado Azul, Silver Tabby, Silver Tabby Tigrado, Tabby Vermelho, Tabby Vermelho Tigrado, Tabby Castanho, Tabby Castanho Tigrado, Tabby Azul, Tabby Azul Tigrado, Tabby Creme, Tabby Creme Tigrado, Tartaruga, Calico (branco com preto e vermelho), Dilute Calico (branco com azul e creme), Azul-Creme, e Bicolores.


Fonte: Arca de Noé

Sem comentários:

Enviar um comentário