terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Devon Rex - Meigo de pêlo encaracolado

História

Devon Rex deve a sua designação ao coelho Rex, que tem pêlo encaracolado, sendo esta a característica de destaque nesta raça felina. O Devon Rex surgiu numa altura em que o Cornish Rex alcançava notoriedade nas exposições de 1960, daí pensar-se que a 2ª mutação do Rex fosse uma forma de Cornish Rex. No entanto, do acasalamento destes gatos não resultou qualquer cria Rex, confirmando a sua diferença genética. A pelagem do Devon Rex é distintiva, pois apresenta camadas de pêlos superiores e de sub-pêlo, sendo estes mais retorcidos do que os de mutação Cornish. A criação do Devon Rex surgiu a partir de 1960, na Grã-Bretanha, quando em Devon, Inglaterra, uma mulher usando um gato bege de pêlo encaracolado, acasalou-o com a sua gata. Uma das crias resultantes surgiu então com o pêlo semelhante ao do progenitor, encaracolado. O Devon Rex foi reconhecido pela primeira vez em 1967.

Temperamento

São companheiros vivos, amistosos e brincalhões.

Descrição

É de uma forma geral em todas as variantes, um gato musculoso e elegante; bigodes quebradiços e pelagem ondulada.

Tipo de pêlo

Curto, fino, macio, ondulado e encaracolado.

Variantes

Com excepção dos bicolores, todas as cores e escalões são reconhecidos.

Branco
Como todos os Devon Rex são gatos musculosos, têm um distinto ar Foreign (gato com aspecto ágil e ossatura fina, como o Siamês). As orelhas são grandes e largas, estão situadas num nível baixo do crânio, precisam de ser limpas regularmente, com algodão.

Creme
Possui um corpo duro e musculoso; o seu pescoço é especialmente elegante; o focinho é cuneiforme e as grandes orelhas dão-lhe um ar traquina. Esta variante em particular não deve ficar na rua, expostos ao frio e à humidade, durante longos períodos.

Azul
A precursora desta raça tinha uma cor cinzento-fumo, sendo o Azul a coloração que mais se aproxima da original. A depressão nasal que esta raça apresenta no nariz é notável. Um sinal de contentamento patente neste gato é o abanar da cauda, quando por norma este sinal na maioria dos casos é sinal de desaprovação. À semelhança das outras variantes possui um focinho cuneiforme, com malares proeminentes; os olhos enviesam em direcção do limite exterior das orelhas.

Creme e Branco
A distribuição das manchas creme e brancas é menos importante do que a qualidade da pelagem. As áreas creme são homogéneas no gato adulto, no entanto, nas crias poderão existir manchas.

Azul-creme e Branco
Como membro do grupo Tartaruga, o Devon Rex Azul-creme e Branco é uma variedade essencialmente feminina; qualquer macho que nasça é quase certamente estéril. As peladas são um grande defeito nestes gatos, no entanto, aceita-se que os seus frágeis bigodes se quebrem com facilidade. O corpo ergue-se acima das patas, o focinho é curto e tem umas longas patas traseiras; a cauda é comprida.

Fumado Preto
O Preto é muitas vezes preferido devido ao seu bonito contraste. As patas anteriores de alguns gatos adultos podem parecer arqueadas, mas é uma ilusão resultante da amplitude do peito e não de uma fraqueza. Tem uma pelagem ondulada e a cauda está bem coberta de pêlo, mas não é peluda.

Fumado Branco e Preto
As áreas pretas e brancas devem estar bem definidas. As orelhas e o focinho do Devon Rex são as características que mais os distingue dos Cornish Rex. O afinamento da qualidade da pelagem é o mais importante para os criadores. O corpo é duro, elegante, musculoso e alongado; as orelhas são grandes, com cobertura de pêlo fino com tendência para tufos de pêlos nas pontas; a cauda tem uma boa cobertura pilosa.

Si-Rex Point Tabby Creme
A designação Si-Rex aplica-se a gatos com pontas semelhantes às dos Siameses. A qualidade da pelagem é muito importante nesta raça, no entanto, as crias só desenvolvem uma pelagem completa por volta dos dezoito meses. Um factor identificativo desta variedade é as marcas na pelugem mais escuras, nas pontas das áreas de coloração creme. O crânio é chato, as patas elegantes e a pelugem mais abundante nos adultos.

Tabby Castanha
Possui grandes malares e pequenos focinhos. As marcas de pelugem mais escuras realçam na cabeça, nas patas e na cauda. A pelagem curta evidencia a forma do corpo elegante e musculada; possui um peito amplo; os bigodes são frágeis e enrugados; marcas tabby (marcas na pelugem, que podem ser às riscas, aos borrões ou às manchas) mais escuras nas patas dianteiras e na cauda.

Tabby Tartaruga Silver
São conhecidos na América do Norte como "Torbies" ou "Tabbies com manchas Tartaruga".Como todas as formas Tartaruga, estes gatos, são quase invariavelmente, fêmeas. nos Tabbies Tartaruga, as marcas tabby substituem a cor branca presente na pelagem de um tartaruga. As orelhas encontram-se num nível baixo do crânio; o queixo é forte; o corpo é musculoso, mas elegante e a cauda não pode apresentar qualquer nodosidade.

Tabby Vermelho Silver
Apresenta uma coloração de tonalidade vermelha. Os bigodes são quebradiços e partem-se facilmente; membros posteriores longos e musculados; pelagem ondulada e encrespada, em especial no dorso e flancos.

Observações

É de uma forma geral em todas as variantes, um gato musculoso e elegante; bigodes quebradiços e pelagem ondulada.Um pêlo bem cuidado ajuda a valorizar a ondulação natural da pelagem do Devon Rex Uma das melhores maneiras de tratar a pelagem distintiva destes gatos é massajá-la com as mãos. O brilho será maior se depois se passar um pano de seda. Um banho quente de farelo é também muito bom para o pêlo destes gatos, uma boa massagem ajuda a absorver a gordura. O farelo deve depois ser escovado e a pelagem polida.


Fonte: Arca de Noé

Sem comentários:

Enviar um comentário