quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Tonquinês

História

O Tonquinês é por uns visto como um híbrido e por outros como uma raça por direito. Obtido a partir do cruzamento entre o Siamês e o Burmese, o Tonquinês surgiu em meados do século XX.
Mas por ser relativamente recentes, as ninhadas de gatos desta raça ainda são compostos por Tonquineses, Siameses e Burmeses. A raça foi desenvolvida no Canadá, onde foi por isso reconhecida.
Esta raça é a opção ideal para quem quer um Siamês de contornos mais suaves ou um Burmese mais leve. Os seus olhos "aqua" ajudam a que seja uma raça muito popular, apesar de não ser reconhecido como tal por algumas associações de felinicultura internacionais, tais como a FIFe.

Temperamento

O Tonquinês tem a personalidade de um gato Oriental, mas sem as reacções mais incisivas do Siamês. É um gato inteligente e muito dependente dos donos. Gosta de estar sempre acompanhado e acredita que a função dos donos é apenas mimá-lo. Tem um temperamento semelhante ao dos cães, pois recebe os donos quando estes chegam a casa e detesta ficar sozinho.
São gatos activos e acrobáticos, cujas brincadeiras entretêm os donos. São bastante exploradores, por isso é necessário tornas a casa “à prova de gato”. São teimosos e aconselha-se um treino consistente.

Descrição

Tonquinês deve ser um gato de porte médio, nem esguio, nem compacto. Musculoso, o Tonquinês é mais pesado do que aquilo que aparenta ser.
A cabeça tem contornos redondos e é mais longa do que larga. As orelhas são de tamanho médio, com pontas ovais e em posição de alerta. Os olhos contribuem para a expressão atenta do Tonquinês. Esta raça é famosa pela cor de olhos aqua, um azul muito claro e límpido cuja beleza é realçada com a luz natural. Contudo, é também aceite uma tonalidade verde nos olhos quando combinados com determinadas pelagens.
A pelagem do Tonquinês tem um comprimento entre o médio e o curto, entre 2,5 e 5 cm. O pêlo é fino, suave e sedoso, com um brilho lustroso.
O Tonquinês apresenta várias cores para a pelagem, sendo uma delas exclusiva da raça: Vison (Mink). Este termo refere-se ao facto de o gato escurecer com a idade. Todas as pelagens vison devem acompanhadas por olhos aqua.

Tipo de pêlo

Cores permitidas no Tonquinês
Vison Natural (Natural Mink) – Também conhecido como Vison Castanho, diz respeito a um castanho médio com as extremidades castanhas escuras. É acompanhado de um nariz castanho escuro e almofadas das patas são de um castanho médio a escuro e podem ter uma tonalidade rosada.

Azul Vison – O corpo é azul acinzentados e as pontas são azul mais escuro. O nariz é azul acinzentado, bem como as almofadas, mas estas podem ter uma tonalidade rosada.

Champanhe Vison – O corpo é creme a bege, sendo aceitável alguns pêlos de cor avermelhada. As extremidades devem ser castanhas e o nariz é canela acastanhada. As almofadas são canela com uma tonalidade rosada ou acastanhada.

Platina Vison – A pelagem é prateada, clara e com alguns apontamentos mais quentes. Não é permitido branco ou creme. As extremidades são cinzentas.

Natural Sólido – Castanho

Natural Point – Fulvo a creme

Blue Sólido – Azul ardósia

Blue Point – Cru com sombreado cinzento

Champagne Sólido - Dourado

Champagne Point – Marfim

Platinum Sólido – Cinzento pomba

Platinum Point – Branco pérola

Saúde e Higiene

O Tonquinês é uma saudável, sem graves problemas genéticos conhecidos. Partilham contudo alguns problemas com os Siameses. Gengitives são algo comum na raça, por isso aconselha-se a utilização de escovas suaves para lavar os dentes.
São também bastante sensíveis à anestesia, sobretudo enquanto pequenos.
A pelagem do Tonquinês não exige muita manutenção. O pêlo curto deve ser escovado regularmente.


Fonte: Arca de Noé

1 comentário:

  1. Olha eu tenho uma gatinha e acredito que seja dessa raça!É muito bom que tenha uma pessoa que nos fale dessa raça que tão pouca conhecida no Brasil!Mas que amooo! ♥
    :)

    ResponderEliminar