terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Europeu Comum - O puro gato da rua

História

O Europeu Comum é uma raça de gatos de porto médio a grande que se desenvolveu naturalmente, ou seja, nem nenhum tipo de regras de criação. Esta raça é actualmente reconhecida internacionalmente e possui standard sob o nome Europeu.
A história do Europeu é bastante semelhante à do American ou British Shorthair, que também se desenvolveram em quintas e em liberdade, mas na verdade o Europeu é muito menos popular.
Desenvolvida naturalmente, nas cidades europeias, com pouca intervenção do homem durante séculos, o Europeu tem um vasto continente que lhe deu abrigo. Apesar disso, a raça permanece rara. Até 1982, o Europeu era classificado como British Shorthair, até que a FIFé optou por individualizar a raça, de forma a estimular a criação e proteger esta variedade europeia.
O Europeu conseguiu manter a sua pureza sobretudo na Europa do Norte. No Reino Unido, estes gatos foram cruzados com o British Shorthair e possivelmente com Persas, mas na Finlândia, onde a raça é muito popular, o Europeu foi mantido livre de cruzamentos entre outras raças. Tem partido dos países do Norte da Europa um grande esforço de conservação da raça que passa sobretudo pela criação de clubes dedicados ao Europeu. Actualmente, existem clubes na Finlândia, Noruega, Alemanha e Dinamarca.
É comum a prática de registo para fins veterinários de felinos rafeiros como Europeus, isto devido ao amplo leque de cores permitido pelo escalão e também porque os Europeus Comuns se desenvolveram em liberdade, muito semelhante à forma de vida da maioria dos gatos sem raça definida. Para ajudar a esta confusão entre gatos de rua e o Europeu, a FIFé aceita ainda registos iniciais destes gatos, devido à raridade da raça. Isto quer dizer, que as pessoas podem recolher um gato da rua e desde que tenha uma conformação semelhante à do Europeu, podem registá-lo como tal. Contudo, isto é raro acontecer, devido às exigências do escalão.
Mas os gatos sem raça definida não são Europeus Comuns. Este não pode ser fruto de cruzamentos de raças diferentes, nem ter ascendentes de outras raças. Para além disso, o Europeu tem de obedecer à conformação descrita no escalão para que seja aceite como tal.
A raça Europeu ainda é relativamente desconhecida. Por um lado, a confusão entre Europeus e gatos sem raça definida, fez com que o nome se banalizasse e consequentemente que poucos criadores se interessassem pela raça. Por outro lado, a raça é relativamente recente, e ainda não é reconhecida por outras associações internacionais de felinos, enquanto que os seus primos, o Americano e o Inglês têm já uma popularidade bem estabelecida nos seus países de origem.

Temperamento

Apesar de se ter desenvolvido livremente, o Europeu sempre esteve em contacto com os humanos e não é um gato selvagem. Contudo, devido à sua ascendência incerta, o Europeu varia muito em termos de personalidade. Alguns são territoriais e independentes, outros mostram-se mais afectuosos.
Apesar disso, o Europeu é um gato sociável e sobretudo um animal com grande capacidade de adaptação. Por isso são boas escolhas para quem tem outros animais, tais como cães, ou para quem tem crianças. É um pouco temperamental, mas um óptimo exterminador de ratos.
É pouco vocal, mas muito brincalhão, não sendo demasiado vivo. Gosta de poupar as energias para quando estas são realmente necessárias. Curioso e explorador, gosta de ter acesso ao exterior.
Aparência geral

O Europeu é um gato robusto de porte médio a grande, mas menos compacto que o seu primo britânico. Com uma cabeça de aspecto redondo, é na verdade mais longa do que larga, distinguindo-se do focinho mais curto e mais largo do Inglês. Tem também uma bochechas pronunciadas. As orelhas são de tamanho médio, ligeiramente redondas na ponta. Os olhos são redondos e abertos, inseridos obliquamente. Podem ser verdes, âmbar ou azul. É também permitido o “odd eye”, um olho azul e outro âmbar.
O corpo é robusto e musculosos, como seria de esperar de um gato muito exposto à selecção natural. As patas são resistentes de comprimento médio que afunilam em direcção a uma pata forme e redonda. A cauda é de tamanho médio, grossa na base, estreitando até à ponta, terminando numa ponta redonda.
O pêlo é curto e denso e pode ser encontrado em várias cores, desde que não sejam obtidas através do cruzamento com outras raças.
Variedades de cores

Sólidas
Branco – Com a pelagem num sólido branco, o Europeu pode ter os olhos de qualquer cor.
Preto, Azul, Vermelho, Creme – Os olhos são âmbar ou verdes.

Combinações
Tartaruga – Combinado com todas as cores sólidas aceites. Os olhos são âmbar ou verdes.
Smoke – Combinado com todas as cores sólidas aceitas, também tartaruga. Os olhos são âmbar ou verdes.
Tabby - Combinado com todas as cores sólidas aceitas, também tartaruga. Os olhos são âmbar ou verdes.
Silver - Combinado com todas as cores sólidas aceitas, também tartaruga e tabby. Os olhos são âmbar ou verdes.
Van, Arlequim e Bicolor – Os olhos podem ser de qualquer cor.
As variedades mais apreciadas são os tabby. Entre eles, Tabby Mackerel, Tabby Blotched e Tabby Spotted. A cor sólida mais popular é o preto.

Saúde

Sendo um gato bastante exposto à selecção natural e livre de regras específicas de criação, o Europeu é um gato bastante saudável. O sistema imunitário destes gatos é bastante eficaz.

Fonte: Arca de Noé

Sem comentários:

Enviar um comentário