terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Burmilla - Divertido e sociável

História

Esta raça é provavelmente uma das mais recentes. Surgiu em 1981 a partir do cruzamento não intencional de um exemplar da raça Birmanesa com outro da raça Chinchila. O seu belo manto macio logo cativou alguns admiradores que rapidamente juntaram esforços no sentido de fazer deste gato, uma raça reconhecida internacionalmente.
Embora ainda não aceite em todos os países, já é reconhecido pela FIFe. Foi o Burmilla que deu origem ao grupo de gatos asiáticos.

Temperamento

Este gato é geralmente muito divertido gostando muito de interagir com os vários elementos do seu meio. Fazendo jus à sua origem, não é tão turbulento como o Birmanês, mas é mais sociável que o Chinchila. Gosta também de atenção, mas não os pede com tanta frequência e insistência como os gatos de pêlo comprido. Apesar de ser uma raça recente, é um gato bastante equilibrado.

Descrição

O Burmilla é um gato de porte médio. Elegante, faz parte do grupo dos asiáticos.
A pequena cabeça arredondada é marcada pelo nariz avermelhado que se destaca do conjunto. As orelhas são de tamanho médio com as pontas ligeiramente arredondadas. Os seus olhos verdes são grandes quando comparados com o tamanho total da cabeça. Em gatos com pelagem tartaruga ou creme a cor âmbar é permitida. As pernas são finas e a cauda é média ou longa com anéis malhados.
A pelagem é curta e densa. Todos os Burmilla têm um sombreado prateado. As variedades de cores são: preto ou marinho/Azul/Chocolate/Lilás/Canela/Fulvo sombreado a prata. E ainda, vermelho, creme, tartaruga com sombra prata.

Variantes

Mantêm-se as cores originais aceitando-se também as cores do seu progenitor o Birmanês.

Saúde

O Burmilla é um gato bastante saudável. Apesar de não ter relevante incidência na raça, convém estar atento a problemas renais, bastante frequentes nos Persas, incluindo no Chinchila, do qual descende.
O pêlo deve ser escovado regularmente.


Fonte: Arca de Noé

Sem comentários:

Enviar um comentário